11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Publicações 2022

Rua Barão de Itaim, a mais importante de Itu, ganha novo asfalto

Obras do novo asfalto da Rua Barão de Itaim na Estância Turística de Itu.
É uma rua pequena em extensão, que liga duas das mais importantes igrejas coloniais da cidade, a de N.S. do Carmo e N.S. da Candelária, matriz da Estância Turística de Itu. Por essa rua passam todos os turistas que visitam a cidade e, por isso, a Prefeitura decidiu melhorar seu piso e está concluindo um novo asfalto em toda sua extensão.

Por outro lado, é uma rua gigantesca por testemunhar eventos que contribuíram para mudar a história política do Brasil. A história registra que no ano de 1867, foi inaugurado um elegante sobrado, situado à antiga Rua do Carmo, atual Barão de Itaim, número 67, construído por Francisco de Almeida Prado.

Foi nesse prédio que, em 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião de políticos e fazendeiros com os Clubes Republicanos, contando com 133 participantes. Batizada de Convenção de Itu semeou as bases do movimento que cresceu pelo Brasil e mais tarde derrubou a Monarquia no país, tornando-o uma República Federativa.

No Cinquentenário da Convenção, o sobrado foi transformado, em 1923, pelo então Presidente do Estado Washington Luís Pereira de Sousa em museu, o qual possui valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória de Itu. O museu republicano é administrado pela Universidade de São Paulo e abriga grande acervo da história de Itu, que registra momentos culturais importantes dos séculos 19 e 20. No momento, o museu está fechado para obras de reformas.

As obras tem um orçamento da ordem de R$ 177.778,34, valor coberto com recursos do Governo do Estado de São Paulo, e o prazo das obras é de três meses. A administração municipal orienta que os motoristas evitem o trecho e utilizem rotas alternativas. A via permanecerá interditada somente durante a etapa de fresagem e espalhamento da massa asfáltica.

A obra asfáltica deve ocorrer rapidamente. O prazo de três meses se refere à conclusão do convênio, que considera a fase de fiscalização e aprovação pelo Estado dentro deste período. A via está fechada para o recapeamento em si, que é a fase atual, e, posteriormente, para execução da sinalização.
 
21/01/2022
 

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho - Editor
grandeitu@grandeitu.com.br