11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Turismo Rural

Fazendas Históricas se abrem para o Turismo

FAZENDAS-HISTÓRICAS.jpg
As fazendas de Itu são um dos pontos altos do Turismo Rural na cidade. Cada uma oferece atrativos diferentes aos visitantes.

Fazenda e Camping Paineiras

FAZENDA-E-CAMPING-PAINEIRAS.jpg
Importante diferencial é que o Camping Paineiras oferece a opção de Chalés confortáveis e local para estacionamento de motorhomes. O Camping-Fazenda também tem restaurante, piscinas, trilhas pela mata, lagos de pesca, quadras de tênis e futebol.

A Fazenda também dispõe espaço especial para convenções, reuniões e workshops com acomodações e refeições (válido de segunda à sexta-feira).

Rodovia Marechal Rondon, Km 115 - Itaim - Itu / SP
Fone: (11) 4022-3000 / 4022-3355
E-mail: fazenda@campingpaineiras.com.br
Visite: www.campingpaineiras.com.br

Fazenda Cana Verde

Fazenda-Cana-Verde.jpg
A Fazenda Cana Verde é uma importante representante do Patrimônio Histórico Colonial de Itu, ainda em atividade o que significa uma estadia do turista num ambiente verdadeiramente similar ao do período colonial.

Na Fazenda Cana Verde não existe luxo nem sofisticação, e sim a simplicidade e o aconchego das coisas do campo. As acomodações são instaladas nas antigas casas dos colonos que trabalhavam no local e agora viraram bangalôs.
Na Cana Verde você poderá viver o dia a dia de uma fazenda em pleno funcionamento. Ela produz café e búfalos (com venda de leite e queijo) A Fazenda oferece a oportunidade do turista conhecer um pouco da vida rural, conviver com o ar puro, a natureza, integrando-se ao meio ambiente, agro-pecuário e esportivo.

A Fazenda oferece comida caseira em fogão a lenha, bebidas típicas, hospedagem em bangalôs, trilhas, piscina natural com cachoeira, mata nativa, cavalgada ao luar, campos para jogos de Polo e Futebol.

Estrada do Pedregulho, s/n - Itu / SP
Fone: (11) 4023-1260
E-mail: reservas@fazendacanaverde.com.br
Visite: www.fazendacanaverde.com.br

Fazenda Capoava

Fazenda-Capoava.jpg
Itu foi um dos primeiros centros de ocupação do Brasil, quando ainda havia a preocupação da Metrópole em configurar a posse do território. Em Itu, os bandeirantes e tropeiros que deixavam suas atividades para se fixar na terra optaram pelo modelo da Casa Bandeirística que, embora tardia, apresentava nesta região um apuro técnico não encontrado nos primeiros exemplares. Prova de sua qualidade é que nos dias de hoje, diversas casas, cuja origem está nos séculos XVII e XVIII, ainda permanecem habitadas em bom estado, e estruturalmente intactas. Esse é o exemplo da Fazenda Capoava que voltou-se para o turismo rural com excelentes instalações de hospedagem e gastronomia.

Capoava em tupi significa terra fértil ou rancho de sapé, tradução certa para um local iluminado como este.
Do período de engenho de açúcar até hoje, a Fazenda Capoava guarda a sede, da antiga residência dos proprietários, de arquitetura bandeirista. O casarão de meados de 1750 é construído em taipa de pilão e tem uma capela anexa ao alpendre.
 
Endereço: Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 89,9
Site: www.fazendacapoava.com.br
Telefone: (11) 2118-4100

Fazenda do Chocolate

Fazenda-do-Chocolate.jpg
Deliciosa fazenda tricentenária, ótima para passar o dia com a família, fazer cavalgadas, conhecer a Casa do Caipira, comprar produtos artesanais, comer deliciosos doces e muito chocolate!
Aberta todos os dias das 8:30 às 17:45h, e com entrada e estacionamento gratuitos, a Fazenda do Chocolate conta com diversas atrações que nos remete ao passado e à vida no campo, além de ter um dos chocolates mais charmosos do Brasil.

Aos finais de semana e feriados a Fazenda funciona com estrutura completa de passeios e praça de alimentação caipira, com diversos tipos de salgados, loja de chocolates, loja de artesanatos e restaurante.
No seu estilo caipira, proporciona aos visitantes o contato com vários animais mansos, compras de produtos artesanais, alimentação e diversão garantida para crianças e adultos.

Cavalgadas, mini-zoológico, lagos com carpas gigantes, playground, roteiros culturais e gastronômicos, passeios de pônei e a possibilidade de alimentar os animais na mão são só algumas das atividades para divertimento o tempo todo

Estrada dos Romeiros, Km 90, s/n, Itu
Fixo: (11) 4022-5492 / Celular Vivo: (11) 99951-0524
E-mail: contato@fazendadochocolate.com.br
Site: www.fazendadochocolate.com.br

Fazenda Santo Antônio da Bela Vista - Fazenda do Café


Com o projeto intitulado “Do Cafezal ao Cafezinho”, a engenheira agrônoma Maria Isabel Scarpa de Arruda, mais conhecida como Bebel, iniciou seu trabalho com escolas, mostrando para as crianças desde a formação de mudas até o beneficiamento do café feito pela própria fazenda.

Para as crianças aprenderem na prática aquilo que elas veem nos livros, significa não esquecer mais, além da oportunidade que elas têm de caminhar pelos campos da fazenda, nos quais podem conviver com a cultura e costumes locais, explica Bebel.

É interessante observar a quantidade de crianças que experimentam o café pela primeira vez em nossa fazenda, por ter despertado o interesse e curiosidade pelo assunto. Aprender que o café não é tudo igual, que o café não faz mal à saúde e até uma receitinha de um “milk shake” de café são alguns ensinamentos que elas recebem de uma forma didática e divertida. E depois em cada etapa passam a ser agricultores, ora colhendo café, ora abanando ou até mesmo esparramando o café no terreiro como nas novelas.

Nos últimos anos, a Fazenda também abriu suas porteiras para receber famílias, estrangeiros e grupos fechados de empresas e terceira idade.

A expectativa é grande pelo Tour do Café. Bebel, proprietária e agrônoma, acompanha todo o passeio, dando explicações desde a muda até o manejo dos pés de café, colheita, abanação seguindo para o terreiro e tulha onde acontece o beneficiamento.

Depois, é só sentir aquele cheirinho irresistível da torra do café que é feita artesanalmente e a moagem dos grãos. Os grãos torrados na fazenda são classificados e selecionados pelo pai da Bebel, que tem uma grande experiência com café, além de ser um classificador e degustador da bebida.

Acabando o tour, o visitante é recebido com torresmo, mandioca frita e uma deliciosa caipirinha. Logo após é servido o almoço típico de fazenda, comidinha caseira e uma boa prosa pra finalizar com um cafezinho.

Passear pela Fazenda Santo Antonio da Bela Vista, tem um sabor especial: é como percorrer todas as etapas que compõem o agronegócio café, desde a plantação até a degustação de um delicioso cafezinho.
 
Estrada do Jacú - Itu - Fone: (11) 4023-1335      
E-mail: bebelcafe@uol.com.br
Facebook: facebook.com/fazendadocafé 
Horário de funcionamento: Mediante agendamento.

Fazenda e Camping das Pedras

Fazenda-e-Camping-das-Pedras.jpg
Em 1974, surgiu um novo negócio que atraia muita gente. Era o campismo que estava chegando a Itu. Em 20 de dezembro de 1975 foi inaugurado o Camping das Pedras, cuja proprietária, Maria Benedita, conhecida como Ditinha, empreendedora que era, viu aí uma ótima oportunidade de trabalhar de modo diferente. E assim tem sido desde então.

Hoje, a Fazenda das Pedras já tem 42 anos de atividade turística, administrado pelas filhas de Ditinha e Luizinho (já falecidos). Possui sessenta chalés e oferece comodidade e contato com a natureza, além de restaurante, lanchonete e área de camping, Day Use para grupos da melhor idade e escolas. Está apta a realizar eventos coorporativos, formaturas e casamentos.

Trata-se de ótima opção para passar o dia, o fim de semana ou a semana inteira com a família. Oferece atrações aquáticas, saborosa comida no restaurante aberto ao público e hospedagem em ampla área rural.

Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto – Km 98
Telefone: (11) 4023-1993
E-mail: contato@fazendadaspedrasitu.com.br
Site: www.fazendadaspedrasitu.com.br
 

Chácara do Rosário

Chácara-do-Rosário.jpg
As cavalgadas em Itu são um dos pontos altos do Turismo Rural. A Chácara do Rosário, todos os meses, promove a Cavalgada da Lua Cheia. Um programa de muito charme seguido de jantar. É preciso agendar.

A propriedade de João Pacheco, entusiasta do turismo rural, é de 1756, com casa sede estilo bandeirantista. Para o visitante ou hóspede, uma das atrações é o antigo engenho de açúcar que preserva sua arquitetura original.

Antigamente a Chácara se chamava Engenho Grande e chegou a ser uma das maiores produtoras de açúcar da província de São Paulo.

Estrada Velha Itu-Salto, Km 1
Fones: (11) 4023-0624 ou (11) 99607-7483

Fazenda Concórdia

Fazenda-Concórdia.jpg
A Fazenda Concórdia é uma das mais antigas fazendas do município de Itu. Embora haja uma lamentável lacuna no tempo, alguns documentos relatam a sua presença em1595, servindo assim como ponto estratégico e dando o devido apoio e pousada para as frequentes bandeiras saídas da vila de São Paulo de Piratininga com destino ao interior, desbravando e alongando as fronteiras do país. A Fazenda concórdia passou por diversos ciclos, com a captura de indígenas para o trabalho escravo, ciclo da cana, café, policulturismo, pecuária e atualmente o turismo.

Sua casa sede tem características bem marcantes como: paredes de dois tipos de taipa, a de pilão e a batida. No salão principal pode-se ver as duas fazes de sua construção, sendo a primeira com seu telhado arredondado (marcas visíveis na parede), e a segunda com a vinda dos escravos pode-se ver o aumento do pé direito e a construção do telhado com as telhas moldadas nas coxas das negras da época.

A Fazenda conserva ainda hoje as senzalas e as tulhas de café. Com a vinda dos italianos foram construídas novas casas de tijolos confeccionados por eles próprios que também trouxeram a tecnologia industrial da época. (moinhos de fubá, esteiras de correias, conchas movidas a água e também uma turbina que gerava eletricidade). O terreiro de café foi todo calçado de tijolos para facilitar a secagem do produto. Atualmente a Fazenda Concórdia está aberta ao público para visitação e recepção com refeições típicas.
Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, Km 85

E-mail: fazendaconcordiaitu@gmail.com
Fones: (11) 9 6488-4095 – (11) 4897-7144

Fazenda Monte Belo

Fazenda-Monte-Belo.jpg
É uma fazenda de 1890 que produziu café desde seu início e café e leite até o final do séc XX. Atualmente cria gado de corte e eventualmente aluga a casa sede para hospedagem de pequenos grupos com agendamento prévio.

Endereço: Rod. Ilario Ferrari - Itu - SP
Telefone: (11) 99607-7483
 

Fazenda Paraízo

A Fazenda Paraízo é o lugar perfeito para eventos com um estilo rústico chic ao ar livre ou em área interna. Ela é quase tão antiga quanto a cidade de Itu, passou por todos os ciclos importantes como açúcar e café e teve proprietários ilustres como os Barões de Itu e do Itaim. Recém reformada, conta com uma estrutura completa para eventos.
 

Fazenda Vassoural

A Fazenda é Patrimônio Histórico Cultural do Brasil, e suas charmosas construções remetem a um clima saudosista, aconchegante, íntimo sem deixar de escapar à exclusividade dos momentos especiais que são desde sempre e até hoje comemorados no local.