11 99231-6498
Language:
Apresentação
11 99231-6498
SIGA-NOS

Notícias

O conceito de restauro de monumentos foi discutido no Museu da Música de Itu

O restauro de monumentos, entendido como consolidação e conservação, é um conceito totalmente moderno que exige não só o interesse pelo objeto a ser restaurado, mas também um elevado grau de maturidade histórico-artística.
 
“A evolução do conceito de restauro e suas aplicações” foi o tema do encontro mensal “diálogos”, no domingo, 15 de abril, no Museu da Música de Itu, à Rua Floriano Peixoto, 480, cuja discussão foi conduzida pelo Museólogo ituano Prof. Dr. Emerson Ribeiro Castilho, Diretor Municipal de Patrimônio Histórico.
 
O principal objetivo da reunião foi levantar questionamentos sobre o conceito de restauração de monumentos que sofrem as consequências das condições atmosféricas e dos diferentes usos sociais que gerações lhe atribuem ao longo dos tempos.
 
Um dos grandes exemplos recentes de restauro e conservação na Estância Turística de Itu é o Cruzeiro de São Francisco, monumento de autoria de Joaquim Pinto de Oliveira, o Mestre Canteiro Thebas, construído em janeiro de 1795, obra que fazia parte do grandioso complexo das edificações da Igreja São Luis de Tolosa, do Convento e da Igreja de São Francisco da Ordem Terceira, erguido pela Ordem Franciscana entre os séculos XVII e XVIII.
 
O trabalho de restaurado com tecnologia a laser depois do levantamento ótico 3D, que acaba de ser realizado, valorizou ainda mais o monumento ituano que desempenha importante papel junto à rede de atrativos turísticos referente à história urbana da cidade.
 
Tombado, desde 2004, pelo Condephaat,  e que integra o Centro Histórico de Itu, o Cruzeiro, provavelmente se trata, do único exemplar no mundo trabalhado em rochas de arenito e varvito, uma verdadeira obra de arte a céu aberto. Localiza-se na Praça Dom Pedro I, ao lado do Espaço São Luis.
 
No mesmo evento foi aberto ao público a pequena mostra “A intervenção na tela Ecce Homo, de Lavínia Cereda”. A entrada é franca. O Museu da Música é mantido pelo Instituto Cultural de Itu e está aberto a visitas aos domingos, entre 9h e 13h. 
 
Foto - Cruzeiro de São Francisco

www.grandeitu.com.br
Raul Machado Carvalho – Editor
grandeitu@grandeitu.com.br